domingo, 24 de janeiro de 2010

ASSIM DIZ,QUEM,O SENHOR?

Alguém já deve ter chegado pra você,e dito: "Assim diz o Senhor...,ou,Deus manda te dizer...,ou,Deus está me mostrando... Enfim,em nosso meio eclesiástico isso é muito comum,não é verdade? O que eu quero abordar nessa mensagem é o seguinte: há veracidade nessas revelações que volta e meia recebemos?
Tendo como base o livro do profeta Jeremias,no capítulo 28,onde Hananias,um falso profeta,se levanta profetizando contra aquilo que Deus já havia dito,ou seja;ele não aceitava o que Jeremias havia profetizado acerca do período em que Israel deveria passar no cativeiro (novamente).
Naquele tempo Israel se encontrava em uma situação lastimável,espiritualmente falando. O povo se prostrava diante do pau e da pedra (matéria-prima dos ídolos após aos quais eles andavam). Que tristeza pra Deus! Ver um povo que fôra tirado da escravidão egípcia,ver um povo que testemunhara grandes sinais e livramentos operados por Ele,totalmente entregue à idolatria em detrimento à servidão ao único digno de receber a honra,a glória e o louvor,à Ele mesmo! Era assim que Deus via o Seu povo.
O reino de Israel permanecia rasgado,de um lado Judá e Benjamim,de outro lado as demais tribos.
Muito embora Judá tivesse falhado com Deus (principalmente quando se aliançava com as outras dez tribos) ,eles tinham momentos de quebrantamento diante de Deus,eles reconheciam seus erros,pediam perdão e eram perdoados. Mas,eram vencidos pela inconstancia peculiar a muitos de nós evangélicos. Já Israel (as outras dez tribos) não,eles eram casa rebelde,eles não conseguiam ter a sensibilidade de reconhecer a voz de Deus,pois Deus não estava mais em seu meio,não que Ele não quisesse estar,mas pelo fato de ter sido preterido.
Com todos os seus defeitos,Judá ouvia aos profetas do Senhor,porque lá havia profeta. Não há profeta onde Deus não está,há falso profeta. E Hananias era um!
Deus estava em Israel? Onipresentemente estava,mas a Sua manifestação estava sendo bloqueada pela prostituição daquele povo,os seja;técnicamente sim,praticamente não!
Como forma de correção,o Senhor diz ao povo por intermádio de Jeremias que ele deveria aceitar o cativeiro que estava próximo (a paga do mai proceder da nação que mesmo que estivesse dividida,era um só povo). Setenta anos de cativeiro! Para muitos o resto da vida (prisão perpétua)! Os de Judá e Benjamim aceitaram o decreto,pois identificaram a voz de Deus sendo por ela convencidos de que era tudo fruto de suas transgressões. Já os de Israel não ouviam a voz de Deus,pois não a reconheciam mais! Quando nos afastamos de Deus acontece isso,não entendemos mais o que Deus fala,ou não aceitamos o que ele decreta,por não reconhecermos os nossos pecados. Foi o que aconteceu com Israel,ficar setenta anos no cativeiro? Passar por toda a humilhação que os seu antepassados haviam passado no Egito? Isso era inadimissível! Inaceitável! Definitivamente não! Deve ter sido essa a reação das dez tribos rebeldes.
Hananias fala:

"Depois de passados dois anos completos, eu tornarei a trazer a este lugar todos os utensílios da casa do SENHOR, que deste lugar tomou Nabucodonosor, rei de Babilônia, levando-os a Babilônia.(Je 28:3/4)
Também a Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, e a todos os do cativeiro de Judá, que entraram em Babilônia, eu tornarei a trazer a este lugar, diz o SENHOR; porque quebrarei o jugo do rei de Babilônia."

Assim diz quem,o Senhor? Mas e aquilo que Jeremias havia dito:

"Eis que eu enviarei, e tomarei a todas as famílias do norte, diz o SENHOR, como também a Nabucodonosor, rei de Babilônia, meu servo, e os trarei sobre esta terra, e sobre os seus moradores, e sobre todas estas nações em redor, e os destruirei totalmente, e farei que sejam objeto de espanto, e de assobio, e de perpétuas desolações.
E farei desaparecer dentre eles a voz de gozo, e a voz de alegria, a voz do esposo, e a voz da esposa, como também o som das mós, e a luz do candeeiro.
E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de Babilônia setenta anos.(Je 25: 9/11).

Deus se contradiz? Não. A palavra de Deus é uma só,somos nós que tentamos manipulá-la segundo os nossos interesses e vontades.
Há muitos Hananias em nosso meio,dizendo que Deus disse sem que Ele tenha dito;usando a Palavra para respaldar suas más atitudes,intenções e convicções cujas bases não se encontram na mesma Palavra. Dizer que Deus disse sem que Ele tenha dito é o mesmo que chamar Deus de mentiroso! Mas,a Palavra diz que Deus não é homem para que minta...
Quando alguém chegar para nós e dizer: "Assim diz o Senhor..." Tenhamos a prudência de analisar o que nos está sendo entregue,qual a base,qual o propósito,enfim;qual a testificação,pois,penso eu;quando Deus usa alguém para nos falar algo,Ele nos prepara para ouvir o que será dito,ou seja;haverá uma testificação que nos levará a crer que aquela palavra vem de Deus.
Eu sinceramnete não sei o que leva pessoas a se portarem dessa forma,a saber: de falarem algo em nome de Deus sem que Dele tenham ouvido. Será que é o desejo de serem reconhecidos como instrumentos? Não sei não!
O fato,querido,é que nessa atitude há um grande perigo,sabe o que aconteceu com Hnanias? Veja abaixo:

"E disse o profeta Jeremias ao profeta Hananias: Ouve agora, Hananias: Não te enviou o SENHOR, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras.
Portanto, assim diz o SENHOR: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; este ano morrerás, porque falaste em rebeldia contra o SENHOR.
E morreu Hananias, o profeta, no mesmo ano, no sétimo mês.(Je 28:15/17)

Ele morreu dois meses depois! Então...vamos buscar em Deus a instrumentalidade desejada,ou vamos inventar uma para sermos reconhecidos?
A escolha é nossa;ou vivemos uma vida em verdade dando a Deus a glória,a honra e o louvor que Lhe é devido,ou morremos na mentira criada pelo nosso ego,de que somos o tal,o máximo,o bam bam bam de Jeová,e de que vale mais o reconhecimento humano,ainda que pra termos esse reconhecimento transformemos a Verdade em mentira,isto é;tenhamos que levar pessoas a chamar a Deus de mentiroso.

Um comentário:

  1. Caro irmão vc foi muito feliz nessa palavras
    tem muita gente ao invés de se colocar no lugar de servo tem tentado se colocar no lugar do proprio Deus falando coisa que não devia falar,hj o povo de Deus tem estar muito atento.

    Graça e Paz.

    DIGO & NIQUE.

    ResponderExcluir

A PERFEITA IMPERFEIÇÃO

 De repente me bateu um constrangimento... Comecei a meditar na atitude de Deus em comprar aquilo que para o mundo não tinha nenhum valor, p...