segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A NECESSIDADE DE UM ENCONTRO CONSIGO MESMO NA ADVERSIDADE


   Você já teve a experiência de falar para si mesmo em determinadas situações da sua vida? Por exemplo: você cometeu um erro e falou pra si (no teu íntimo) : “Eu sou um vacilão,como é que pude dar um mole desses!”  Já aconteceu contigo? Sabe o que isso significa? Introspecção. Um encontro consigo mesmo. Nós encontramos tempo para tantas coisas, mas para darmos atenção a nós mesmos é tão difícil, é ou não é? Isso é um erro que muitos de nós cometemos.

   Ao lermos o Salmo 103 podemos identificar na prática que encontros consigo mesmo são essenciais para que saremos de enfermidades almáticas (que muitas vezes se manifestam em nosso corpo, tais como: úlcera,hiper-tensão,depressão,enfim... Nesse salmo,Davi diz prá si: ”Bendize, ó minh’alma, ao Senhor..."  Reparem que Davi não diz: bendize, ó almas; ele diz ó minh’alma, ou seja, ele está falando prá si. Por quê? O que estaria acontecendo com ele? Vamos analisar?

   Para que Davi dissesse “bendize”, certamente ele não estava bendizendo, provavelmente ele estivesse tendo dificuldades para adorar, glorificar ou bendizer ao Pai. O que leva o homem a passar por isso? Dificuldades com algo... Lutas, adversidades, provas ou algum tipo de situação que desperte nele vergonha de estar diante de Deus.

   No caso de Davi, através da Palavra, podemos identificar os prováveis motivos de seu silêncio. Problemas,muitas vezes, servem de mordaça para que não abramos a nossa boca para falarmos das grandezas do Senhor em nossas vidas. Já aconteceu contigo? Comigo já! Eu já cheguei na igreja e assisti ao culto somente, não participei, não orei, não adorei, enfim; era como se não estivesse ali...Meu corpo estava, mas eu não! A minha essência, o meu interior, a minh’alma estavam longe.

   É muito fácil,queridos, bendizermos ao nome do Senhor quando tudo vai bem, quando estamos com saúde, quando estamos empregados e nada nos falta, quando estamos felizes, enfim... Quando os motivos da nossa adoração estão a nosso favor. Agora,e quando está doendo? E quando o mundo parece que desabou sobre a nossa cabeça? E quando tudo diz que não? Será que é fácil? Vejamos, através das experiências negativas de Davi, se é.



   No capítulo 13 do livro de 2 Samuel, começa na vida de Davi uma série de tragédias familiares. Primeiro Tamar,sua filha, é estuprada por Amnon,seu filho. Depois Amnon é assassinado por Absalão, também filho de Davi. Depois Davi é perseguido por Absalão, que toma o poder sobre Israel, e intenta matá-lo. Muito embora Davi tenha escapado de Absalão,e recuperado o poder, Absalão é assassinado. Ou seja,Davi teve uma filha estuprada, um filho estuprador, um filho assassino e rebelde , e dois filhos assassinados. Então... Você já se imaginou passando por alguma dessas situações? Davi passou por todas elas. Acho que isso explica o fato de Davi, como se estivesse diante de um espelho, dizer prá si: ”Bendize,ó minh’alma,ao Senhor." Ele não estava conseguindo bendizê-Lo devido às lutas pelas quais ele passou ou estivesse passando, sua boca estava cerrada, amordaçada. Quantos de nós não estamos assim? Sufocados por problemas, por lutas, por decepções?


   Aprendamos com Davi que todos passam por dificuldades que impedem a adoração àquele que é digno de receber todo o louvor, toda a honra e toda a glória... Porém, aprendamos com ele também que quando não estivermos conseguindo adorar ao Senhor pelo nosso presente, adoremos, bendigamos, exaltemos a Ele pelo que Ele nos fez no passado. Lembra dos tempos da ignorância? Lembra quando vivíamos doentes, aprisionados pelos vícios, pela prostituição, pela idolatria? Quem nos libertou? Quem nos redimiu? Não foi Ele?

   Se continuarmos lendo o salmo 103, aprenderemos que não devemos esquecer dos benefícios que recebemos Dele. Veremos que Davi traz à sua memória os feitos do Senhor a favor dele e do Seu povo Israel, desde a antiguidade até aquele momento. Hoje temos um motivo maior do que todos esses para bendizermos ao Senhor, algo que Davi não tinha: o sacrifício de Jesus pelos nossos pecados... A entrega total Dele pela nossa salvação. Portanto, bendigamos ao nome que está acima de todos os nomes, bendigamos ao Senhor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PERFEITA IMPERFEIÇÃO

 De repente me bateu um constrangimento... Comecei a meditar na atitude de Deus em comprar aquilo que para o mundo não tinha nenhum valor, p...