sábado, 23 de janeiro de 2016

PASSOU DO PONTO

   

Já passou do ponto? Essa pergunta é muito subjetiva, afinal, o ponto pode ser o de ônibus, pode ser o ponto de cozimento... Ou de uma carne sendo grelhada, enfim... Passar do ponto está ligado a várias circunstâncias. Mas, diante dessa diversidade de circunstâncias, há algo em comum no fato de passar do ponto: INSATISFAÇÃO.

    Seria agradável ir pra um lugar, seja de ônibus, de carro ou a pé, e descer depois, ou entrar na rua errada? Presumo que nào! Por que não? Pelo fato de terem consequências atreladas à esses equívocos. Tipo, ter que voltar andando (estando de ônibus) e/ou ter que andar uma grande distância até um retorno (se estivermos de carro), ou mesmo, pra quem estiver caminhando, ter que andar, andar e andar até que se encontre o destino certo, que seria encontrado facilmente se tivésse entrado na rua certa.

    E quanto à culinária? Ao frango que colocamos pra assar, ao leite que colocamos pra ferver ou à carne que pusemos na grelha e demoramos à virar? O que respectivamente vai acontecer? O frango vai queimar, o leite vai ferver e entornar e o churrasco vai virar carvão!

    Como podemos perceber, através desses eventos, tudo o que passa ou não chega ao ponto é prejudicial. Através desses exemplos comuns, podemos entender coisas mais complexas e cotidianas que ocorrem conosco. A piada fora de hora, o comentário descuidado e inconseqüente, e a conversa imprudente.

    Há coisas que falamos brincando que machucam os outros sem que percebamos, há coisas certas que falamos em momentos errados... E há diálogos que mantemos, que não nos convém manter, pelas circunstâncias, pela dubiedade que esse diálogo poderá ter, em relação ao seu conteúdo, enfim...

    Saber o que falar, com quem falar e o que falar significa conhecer o ponto ideal das coisas. Assim como em relação ao tempo de cozimento dos alimentos, temos que ter cuidado com as palavras que proferimos, cuidando para que não nos queimemos por elas, e tenhamos assim o nosso sabor comprometido em relação aos outros. Afinal, por melhor que seja o alimento e/ou os ingredientes utilizados em seu preparo, se passar do ponto, já era!


EVALDO SOUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PERFEITA IMPERFEIÇÃO

 De repente me bateu um constrangimento... Comecei a meditar na atitude de Deus em comprar aquilo que para o mundo não tinha nenhum valor, p...