terça-feira, 13 de agosto de 2019

MAIS DO QUE SERVOS… AMIGOS!

Em João 15:15 o Senhor Jesus nos diz:

"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer."

A diferença entre ser servo e ser amigo de Deus é expressada nesse versículo acima.
Temos alguns exemplos na Palavra, de pessoas que por suas crenças e posições não chamaríamos jamais de servos do Senhor, mas, que assim são chamados pelo próprio Deus. Vou citar dois exemplos: Nabucodonosor e Ciro. Quer respaldo bíblico pra essa afirmação? Vejamos Jeremias 27:6:

"E agora eu entreguei todas estas terras na mão de Nabucodonozor, rei de Babilônia, MEU SERVO; e ainda até os animais do campo lhe dei, para que o sirvam."

Repare que servo é aquele que não tem escolha, ele tem que fazer o que o seu senhor ordena. Não importa seu querer, se for desobediente vai sofrer as consequências!

O rei Nabucodonosor não conhecia a Deus, mas, estava a serviço Dele, ainda que nem fizesse idéia disso. Um juízo havia sido decretado contra o povo rebelde israelita da parte de Deus. O Senhor usou ao rei da Babilônia como instrumento de castigo à nação. Diante desse fato, eu te pergunto: Nabucodonosor teve escolha? Não. Ele simplesmente fez o que Deus havia determinado que fosse feito.

Quer um outro exemplo? Vejamos Isaías 45:1…

Isaías 45:1
"Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis; para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão;"

Ciro, rei da Pérsia, não apenas era servo, mas, recebeu de Deus uma capacitação do alto (unção) para cumprir os planos do Senhor na Terra. Ele também não conhecia a Deus, mas, Deus usou-o como um instrumento de execução de Seu juízo. Repare que quando dizemos: EU SOU SERVO DO SENHOR. Na verdade não estamos dizendo coisa muito incontestável. Servo é servo, seja ele ruim ou bom; fiel ou infiel… Não tem a ver com algo aleatório, mas, compulsório. Tem a ver com ser mais do que querer. Deus simplesmente usa quem Ele quer, como Ele quer e ninguém tem o direito de contestar. Não adianta, Sua vontade e desígnios são soberanos.

Não há.nada de extraordinário ser servo do Senhor, pessoas más também podem ser desde que o Senhor queira cumprir seus propósitos. Agora, e ser amigo… Já parou pra pensar nisso? Ser amigo de Deus!
A amizade verdadeira nos pressupõe intimidade, a intimidade é o fruto de um relacionamento que transcende a servidão compulsória, ou seja, servimos não por imposição, não por obrigação, mas, por prazer, por reverência, por gratidão, por admiração, enfim, por tudo que por nós foi feito através Dele. Afinal, não O escolhemos, Ele nos escolheu… Partiu Dele… Ele nos conquistou!

O amigo está próximo, ele conhece, sabe dos passos, intenções, enfim, por ter uma vida em comum, recebe satisfação do que deve ser feito para que se vá bem. Esse é nosso amigo Santo Espírito! Quem nos revela coisas que um senhor jamais revelaria a um servo, que divide Seu reino, em vez de usá-lo como símbolo de superioridade sobre os outros. Muito pelo contrário, o amigo Deus quer que sejamos introduzidos em Seu reino como parte do mesmo. Então… O que seria melhor… Servir por obrigação ou por prazer? Ser servo ou amigo? Eu já fiz a minha escolha, e você, já fez a tua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PERFEITA IMPERFEIÇÃO

 De repente me bateu um constrangimento... Comecei a meditar na atitude de Deus em comprar aquilo que para o mundo não tinha nenhum valor, p...