sábado, 6 de junho de 2020

NEGÓCIO DO INFERNO (Matheus 4: 1-11)



1. Jesus foi então conduzido pelo Espírito, ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.
2. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
3. O tentador aproximou-se então dele e disse: “Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães”.
4. Jesus, porém, afirmou-lhe: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’”.
5. Então o Diabo o conduziu à Cidade Santa, e colocou-o sobre a parte mais alta do templo e desafiou-lhe:
6. “Se tu és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e com as mãos eles te susterão, para que jamais tropeces em alguma pedra’”.
7. Contestou-lhe Jesus: “Também está escrito: ‘Não tentarás o SENHOR teu Deus’”.
8. Tornou o Diabo a levá-lo, agora para um monte muito alto. E mostrou-lhe todos os reinos do mundo em todo o seu esplendor.
9. E propôs a Jesus: “Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares.
10. Ordenou-lhe então Jesus: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Ao SENHOR, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás’”.
11. Assim, o Diabo o deixou; e eis que vieram anjos, e o serviram.
(Mateus, 4)

   Ao ler essa passagem que diz respeito ao que procedeu o batismo de Jesus algo me chamou à atenção. Quando confirmamos nossa profissão de fé recebemos com ela algumas coisas, pelo menos três, que ao longo de nossa nova caminhada tomaremos posse mediante o entendimento que a nós será acrescentado. 

   Quando recebemos a Cristo recebemos mais do que a salvação, recebemos também uma adoção que faz de nós filhos legítimos do Pai (João 1:12). Se somos filho, logo; somos herdeiros.

   No versículo 1 do texto bíblico acima, Jesus não vai para o deserto, Ele é impelido, conduzido... Não lhe é dada uma opção, Ele simplesmente deveria ir. E conosco seria diferente? Claro que não! Quando escolhemos o lado da Verdade, a Mentira tentará nos demover de nossa decisão, e Deus permite sim que estejamos diante dela pra que nossa decisão seja provada, autenticada e selada.

   Em Jesus temos sustento... Nele temos proteção... Temos poder! Três coisas que foram oferecidas a Jesus, e que são oferecidas a nós, dentre muitas outras, a partir de uma tomada de decisão ao lado Dele.

   Pare pra pensar um pouquinho... Satanás ofereceu a Jesus tudo o que Dele já era em troca de algo que já tinha dono também: a adoração. Naquele momento não era o Deus Todo-poderoso, Criador do céu e da terra que estava ali não, era o homem essencialmente divino, mas, homem. Homem esse que foi enviado à Terra pra nos ensinar a adorar ao Pai devidamente. Agora não mais por um texto, mas, por uma prática. Como Jesus adorou a Deus ali? Rejeitando os negócios propostos pelo diabo em troca de adoração. Mais do que cantar, dançar e/ou orar; rejeitar o diabo, resisti-lo pela sujeição a Deus é uma forma de adoração que trás manifestação do céu pra nós.

   Muitos de nós ainda estamos presos no deserto da tentação, mesmo depois de anos, pois, recebemos a Cristo, porém, aceitamos a provisão adivinda de coisas ilícitas. Pois, confiamos na força de nosso braço ante as artimanhas preparadas pra nos derrubar, ou fazemos coisas mirabolantes e desnecessárias com o intuito de sermos vistos, de conseguirmos fama, enfim, o que mais vemos hoje são pessoas metendo os pés pelas mãos esperando que Deus os livre, O tentando com essa atitude.

Será que estarei falando bobagem se disser que tem gente querendo exercer poder sobre as pessoas... Tirando delas o que Deus deu... Tosquiando-as como ovelhas, deixando-as nuas, envergonhadas diante do mundo? Estou falando de muitos que querem fama, status, influência, PODER!

   Essa passagem de Mateus 4: 1-10 nos remete a três áreas que certamente serão alvos das investidas do diabo em nossas vidas. Não seremos reprovados se seguirmos as orientações de Jesus ante a elas. Palavra, Prudência e Adoração ao Senhor.

   Concluindo, é possível que você que está lendo, assim como eu que estou escrevendo, estejamos presos nesse deserto desde o dia em que a Cristo professamos diante da igreja por meio do batismo. É possível que estejamos estagnados em alguma dessa áreas (quem sabe em todas!) por não termos compreendido que se temos a Cristo, temos o que precisamos, e não temos necessidade de procurarmos nada que esteja relacionado às nossas necessidades em ninguém mais, senão Nele. Lembrando que a primeira coisa que o diabo tentou usar contra Jesus foi a abstinência. No caso Dele, de alimento, posto que o mesmo estava jejuando. Mas, quando nos decidimos por seguir a Cristo, temos que nos abster de coisas que até gostávamos de fazer, mas, que desagradam a Deus. Cuidado... É aí que seremos atacados por meio da sedução. No mais, sejamos livres pela Palavra!

Por Evaldo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PERFEITA IMPERFEIÇÃO

 De repente me bateu um constrangimento... Comecei a meditar na atitude de Deus em comprar aquilo que para o mundo não tinha nenhum valor, p...