domingo, 9 de outubro de 2016

EMBATE NO DESERTO: ADORANDO A QUEM DE DIREITO

EMBATE NO DESERTO

Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam."(Matheus 4:11)

Esse é o desfecho de uma batalha acirrada entre o homem Jesus e satanás. Do versículo 1 ao 10 vemos um ser derrotado tentando levar um vencedor a desistir do que viria a ser a maior das vitórias: O triunfo sobre a morte!

Eu quero chamar a tua atenção para a forma como Jesus chegou no deserto; Ele não foi convidado... Ele não recebeu uma proposta... Ele foi impelido! A palavra IMPELIDO vem do verbo impelir, que significa ser lançado, empurrado, ou figurativamente ser incitado ou constrangido à algo. Jesus não escolheu estar ali, ele precisava estar... E esteve com um propósito: ser tentado.

Essa fase na vida de Jesus procedeu ao seu batismo, e isso nos pressupõe que impreterivelmente todos nós teremos que passar por isso.

Deserto é lugar de prova quando Deus é o ministro da mesma... Por que o deserto? Por não haver lá mais do que duas vozes, que vozes seriam essas? A de Deus e a do diabo, ou seja; no deserto a nossa alma é amordaçada, tudo acontece na dimensão do espírito, tudo é espiritual, nada é psicológico.

Deserto é lugar de proposta... É lugar de análise... É lugar de decisão. Deserto é lugar de discernimento, é lugar de vitória sobre a diabo!

Repare que Jesus tinha uma missão, e satanás também... Ele tentou persuadir Jesus a desistir de Seu propósito no mundo, e usou uma tática que tem sido muito utilizada nos dias de hoje: o roubo da adoração. Ofertar algo a Deus é um ato de adoração, e a maior de todas as adorações foi o ato de Jesus, ao entregar-se em sacrifício por quem não merecia... De que valeria morrer pelos bons, isso seria um ato de retribuição! Agora, morrer por quem não merecia tal ato, denota amor... Amor incondicional. Esse amor só Ele poderia nos dar.

De repente, você que está lendo essa palavra, pode estar em meio a um deserto, caminhando sem rumo...Pare, respire fundo e tente identificar no silêncio a voz de Deus... Olhe para os teus pés, pondere se eles estão no caminho certo... Veja se diante de ti estão as marcas dos passos de Jesus... Considere se Ele seguiria esse caminho, e você perceberá que a resposta virá da boca do próprio Deus prá você.

Algo interessante, no diálogo entre Jesus e satanás, foi o teor das propostas feitas pelo diabo a Ele... Satanás ofereceu a Jesus o que ele não tinha prá dar... E, o que é mais impressionante, tudo o que foi oferecido a Jesus pelo diabo, em troca de adoração, já era dele. Isso descreve a situação de muitas pessoas; que em meio a seu deserto particular (cada um sabe qual é o seu!) recebem propostas de uma vida melhor, de paz, de riquezas, de progresso; vindas de alguém cujo intento é matar, roubar e destruir... Que discrepância!!! Satanás ficou bonzinho de uma hora prá outra? Não! Ele quer te impedir de atingir o ápice do propósito de Deus em tua vida, te oferecendo o que já é teu através de Jesus.

Ei... Nunca pare de lutar!!! Ainda que satanás esteja usando a palavra prá te induzir ao erro (de forma distorcida), pela palavra você pode combatê-lo... Jesus fez isso... Ele se negou a ceder a adoração que deve ser de Deus a ele... E como recompensa, os anjos o serviram. Você quer ser servido pelos anjos do Senhor no deserto? Recuse as propostas do diabo.

Prá finalizar, satanás nunca oferecerá a você algo do qual você não esteja necessitando... Jesus estava a 40 dias sem comer, o que ele desejava naquele momento? Comida! Por isso satanás sugeriu a Jesus que transformasse pedra em pão. E você... Qual é a tua necessidade hoje? É dinheiro? O teu inimigo tem um negócio sujo pra te oferecer... Se você aceitar, estará adorando a ele. É o quê? Posição? Ele tem um plano para te por no lugar de alguém (o derrubando)... É um casamento em crise? Ele tem um mulher mais nova, mais bonita e muito mais interessante do que a tua... Peça logo o divorcio e mergulhe de cabeça... Esse é o plano de satanás em tua vida... Impedir que você seja o que Deus quer que você seja... E roubar de Deus a tua adoração e a tua certidão de nascimento, de novo nascimento!
Eu repito algo pra você... Você quer ser servido nesse teu deserto? Rejeite as propostas do maligno. Afinal, se ele ainda não fez, certamente, fará!

Que Deus te abençoe!

Evaldo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PERFEITA IMPERFEIÇÃO

 De repente me bateu um constrangimento... Comecei a meditar na atitude de Deus em comprar aquilo que para o mundo não tinha nenhum valor, p...